Sistemas convencionais e alternativos de irrigação.

Irrigação é uma etapa primordial no cultivo de qualquer planta, e tem como objetivo o fornecimento de água necessária ao desenvolvimento da planta em quantidade suficiente e no momento certo, garantindo a sobrevivência e uma produção satisfatória.
Existem vários sistemas de irrigação, sendo os mais comuns:

Aspersão:
O sistema mais comum, pode ser adquirido em qualquer loja agropecuária, mas exige uma pressão considerável.

Gotejamento:
Sistema com um alto custo de implantação, exige uma boa pressão de água e um bom planejamento caso seja implantado em grandes áreas. Possibilita a aplicação de fertilizantes junto à água, mas exige um sistema de filtragem para impedir que pequenas partículas entupam os pequenos furos de gotejo.

Micro-aspersão:
Sistema ótimo para quintais, funcionando com pressão de água média e produzindo micro gotículas, ótimo para irrigação de mudas recém plantadas.

Mangueira Micro-perfurada (Tripa)
Ótimo sistema para pequenas hortas e jardins, se trata de uma mangueira micro-perfurada que quando recebe água em pressão lança pequenos jatos de água, irrigando uma área de até quatro metros. Quando submetida a altas pressões não suporta, rompendo o micro-furos e possui pouca vida útil.

Tubo Exudante:
Se trata de um sistema de mangueiras enterradas que transpiram água ao solo. Exige um pequeno declive e não suporta altas pressões. Muito utilizadas em pequenos jardins em que o sistema de irrigação não deve aparecer.

Irrigação em Sulco:
Sistema de baixo custo, exige uma área plana e grande quantidade de água, causa lixiviação de nutrientes e dificulta o manejo após a irrigação.

Sistemas alternativos de irrigação:

Irrigação com garrafas de PET:

As garrafas de PET (Politereftalato de etileno) são um atual problema ambiental, mas existem algumas invensões de sistemas de irrigação feitos com garrafas PET, dando utilidade ao que seria descartado no lixo.

Garrafas furadas:
Esse sistema não proporciona uma distribuição uniforme da água de irrigação, não possibilitando realizar o controle da quantidade de água aplicada.

Gotejo de Garrafa Pet:

Se trata de uma garrafa PET perfurada e com um equipo de soro, pelo qual é feito o controle da quantidade de água que sai da garrafa. a água pinga aos poucos, possibilitando que uma planta seja irrigada por alguns dias com dois litros de água.
Utilizado apenas em plantas domésticas e fruteiras de pomar, no caso de fruteiras pode ser feito apenas um pequeno furo na tampa e cortando o fundo da garrafa, fixando-a com a ponta para baixo. A desvantagem é apenas a quantidade de água, que se limita ao tamanho da garrafa.

Irrigação por Capilaridade com PET.

Se trata de um sistema que à medida que a planta consome a água que está disponível no solo do vaso, ela suga mais por processo de capilaridade (como na lamparina), podendo manter a terra do reservatório sempre úmido. Pode ser feito com garrafa PET ou adquirido em casas agropecuárias.

Sistema de Irrigação com COTONETE.

Se trata de um sistema funcional, possibilita uma boa distribuição e sobreposição da água aplicada e utiliza apenas mangueira preta, conexões e cotonetes. Os cotonetes são colocados a cada 50 cm para sobrepor a área de aplicação da água, obtendo uma boa cobertura. Não suporta alta pressão, mas pode ser feito em áreas maiores, como no sistema Mandala, utilizado em áreas do semi-árido.
Para a montagem do sistema é necessário uma mangueira preta, um prego de diâmetro igual ao do cotonete que será aquecido para fazer os furos onde serão colocados os cotonetes. O cotonete é queimado na ponta e apertado, vedando a passagem direta da água, e na lateral com uma faca é feito um corte com uma lâmina passando metade do diâmetro.

Alguns chamam de gambiarra, mas prefiro chamar de sistema alternativo, a necessidade é que nos faz criativos.

date segunda-feira, 21 de outubro de 2013

0 comentários to “varias alternativa de se fazer irrigação”

Leave a Reply: