Como fazer a concepção, planejar e plantar uma horta

Não há nada que preencha mais uma pessoa do que plantar a sua própria horta e colher seus vegetais de dar água na boca. Se você é novo em jardinagem de vegetais e não sabe por onde começar, seguir estas orientações simples vai te ajudar a começar.
Existem muitas maneiras de conceber uma horta. Uma horta bem concebida pode ser atraente, e ainda funcional.
•    Considere tamanho e espaço disponível. Você quer uma horta pequena ou grande? Hortas não têm que ser concebidas para preencher grandes áreas escondidas no quintal. A maioria das pessoas não tem tempo para cuidar de toda a manutenção e dar atenção que uma grande atenção horta exige. Enquanto você quer que o seu jardim seja grande o suficiente para atender suas necessidades básicas, você não quer que seja tão grande que eventualmente se torne muito exigente. Também é possível conceber a sua horta para pequenos espaços utilizando pequenos canteiros ou outros recipientes, que podem estar situados quase em qualquer lugar, desde que todas as suas condições de crescimento sejam satisfeitas. Projetar um jardim em partes menores com caminhos entrelaçados entre elas permitem uma manutenção mais fácil.

•    Implemente pequenos canteiros na sua concepção. Canteiros não devem ser superiores a 1,2 metros de largura, o que lhe permite mover ao redor da área com facilidade. Em vez de canteiros planos, considere alguns elevados com bordas de madeira ou pedra. Canteiros elevados são ideais para o cultivo de uma variedade de raízes, uma vez que eles mantêm o solo mais solto. Canteiros elevados também se adaptam facilmente a quase qualquer local ou forma, e proporcionam uma melhor drenagem. Colocar algum tipo de revestimento com folhas ao longo do percurso vai manter as ervas e melhorar a sua aparência.

•    Use vasos em seu projeto. Existe também a opção de fazer a sua horta em vasos, que podem ser dispostos em uma série de formas, incluindo cestos pendurados. Os vasos podem também ser movimentados facilmente, o que lhe permite um jardim em qualquer lugar, até mesmo no pátio ou varanda. Plantio vertical também funciona bem para pequenos espaços, proporcionando apoio, ocupando menos espaço, e mantendo plantas fora do chão com o uso de grades, cercas, ou até mesmo uma escada portátil.

•    Faça um design utilizando rotação de culturas e plantações companheiras. Desenhe o seu jardim todo ano, de modo que a rotação é implementada para prevenir doenças que aparecem ao longo das estações do ano. Para conseguir isso, evite o crescimento do mesmo vegetal no mesmo local mais de uma vez a cada três anos. Considere também uma plantação companheira com flores. Este tipo de plantação é ideal para reduzir os problemas de pragas e doenças na horta. Plantas com fortes odores, tais como cravo-de-defunto ou alho, ajudam a dissuadir insetos. Flores também incentivam os insetos polinizadores, que são benéficos para a produção da maioria dos produtos de horta saudáveis. As flores podem ser usadas como cenários atrativos para cercar o jardim também. Um planejamento cuidadoso irá diminuir o trabalho de jardinagem. O planejamento geralmente é melhor feito durante o outono ou inverno.

•    Eduque-se. Saiba mais sobre o seu clima, condições do solo, os diferentes tipos de produtos hortícolas e suas necessidades individuais. Os tipos de legumes que você escolher devem se adequar o clima.

•    Escolha a sua localização. Escolha um local e ajustar seus planos de forma adequada. Localize o seu jardim perto de uma ampla fonte de abastecimento de água e, de preferência, perto de sua casa. O local escolhido não deve estar situado muito perto de árvores ou de grandes áreas arborizadas. As árvores podem competir com o jardim por umidade ou nutrientes e podem fazer muita sombra. Certifique-se que existe suficiente luz solar em uma área com boa drenagem. Enquanto alguns legumes podem tolerar pequenas quantidades de sombra, a maior parte das culturas depende de pelo menos oito horas de pleno sol, a fim de crescer e manter adequadamente sua saúde geral. Evite zonas com extremas condições de vento. Muito vento pode danificar as culturas e secá-las.

•    Escolha os seus legumes. Iniciantes devem começar pequenos e planejar de acordo. Escolha legumes que são facilmente cultivados, adequados à sua área, e somente aqueles que você vai realmente usar. Escolha plantas hortícolas que irão satisfazer as necessidades da sua própria família.

•    Faça um esboço. Uma vez estabelecido o design, muitas vezes é útil fazer um esboço. Quando você tem uma idéia geral sobre o que você quer, desenhe em um papel e faça uma lista dos vegetais que você gostaria de incorporar à sua horta. Verifique a paisagem ao redor para ter certeza que vai caber. Por exemplo, tome conhecimento de padrões de sol e vento. A sua localização permite espaço para uma plantação em linhas, canteiros ou outros recipientes pequenos? Se você localizar quaisquer áreas problemáticas, é melhor lidar com elas agora e decidir de acordo. O plantio das hortas é menos intimidante uma vez que a sua concepção global e seu planejamento foram cuidadosamente pensados.

•    Prepare o solo. Outono normalmente é a melhor época para se preparar a sua horta. Limpe a área de ervas daninhas e outros detritos (pedras, paus, etc) e deixe a superfície lisa. Afofe o solo com uma espátula ou outra ferramenta apropriada para jardim. Embora o solo esteja afofado durante o outono, ele deve ser deixado em um estado semi-áspero até a primavera, quando será transformada em uma condição mais adequada para o cultivo de plantas. O solo na horta deve ser solto, e devem incluir a matéria orgânica. A compostagem é uma ótima maneira de adicionar fertilidade e matéria orgânica às áreas pobres do solo. Sem a devida preparação do solo, sua horta terá dificuldade de prosperar.

•    Plante sua horta. Para determinar a melhor época para plantar qualquer vegetal, verifique as zonas robustez na sua área. Geralmente, quando a ameaça de geada já passou no início da primavera, você pode começar o plantio das primeiras mudas. A coisa mais importante manter em mente quando se trata de hortas é o fato de que o que você planta e quando você planta realmente depende da localidade em que vive, uma vez que as variáveis tanto climáticas quanto de temperatura têm um enorme impacto no que diz respeito aos requisitos individuais das plantas. Agrupe os vegetais de acordo com as respectivas taxas de maturidade. Plante as primeiras mudas seguidas das de alta temporada. Esta técnica irá ajudar a manter vivo o jardim com crescimento contínuo enquanto adiciona à sua aparência.

Se você desenhar e planejar de acordo, o seu jardim vai exigir menos manutenção e proporcionar mais produtividade. Uma vez que você encontrou um tamanho e design que funcionam para você, fique com ele. Com o tempo, você vai ficar melhor e também os seus legumes!

date domingo, 20 de outubro de 2013

0 comentários to “ ”

Leave a Reply: