como fazer irrigação por gotejamento 


    Como fazer irrigação por gotejamento
    Como fazer irrigação por gotejamento
  1.                                                                                             


    A irrigação é uma grande preocupação para quem lida com plantas. De modo geral, tanto em larga escala para os agricultores como em menor, para os que praticam jardinagem doméstica, a irrigação por gotejamento atende bem às necessidades.
    Existem diversos métodos de irrigação como, por exemplo, a irrigação por aspersão e por superfície, mas o gotejamento apresenta algumas vantagens sobre os demais.
    Com o gotejamento evita-se o desperdício de água, uma vez que o processo é constante e moderado. Outra qualidade deste método é evitar o acúmulo de água, bem como a propagação de insetos.

    Instruções

    1
    Para realizar um sistema de gotejamento caseiro, pegue uma garrafa plástica (garrafa pet) e higienize bem o seu interior. A reutilização da garrafa pet contribui, ainda, para a manutenção do meio ambiente, além da economia e praticidade de elaboração.
    Higienize e mantenha a tampa da garrafa, que será importante para o gotejamento.
  2. 2
    Faça um orifício no centro da tampa da garrafa.
    O orifício pode ser feito através do contato feito por um prego quente ou com qualquer objeto cortante ou pontiagudo.
    Lembre-se que o tamanho do orifício será proporcional à quantidade de água que será gotejada. Quanto maior o orifício, maior será a irrigação da planta, e vice-versa.
  3. 3
    Faça pequenos orifícios, com o mesmo procedimento utilizado na tampa, no fundo da garrafa, para que a água possa escoar de dentro da garrafa e esta ser preenchida pelo ar, contribuindo para que ocorra o fluxo no gotejamento.
    Em conjunto com o orifício de água, na ponta da garrafa, o tamanho dos furos na base também será responsável pela quantidade de água e pelo fluxo do gotejamento.
    O ideal é realizar um pequeno furo e aumentá-lo de acordo com a observação do fluxo do gotejamento, conforme as necessidades de irrigação do solo em questão.
  4. 4
    Suspenda a garrafa, com o uso de um suporte – como, por exemplo, amarrando-a em algum galho da planta próximo ao solo - ou, ainda, prenda estacas na lateral da garrafa – com o auxílio de cola, fita ou amarrando - para que se possa fincá-la e fixá-la ao solo, próxima do caule e das raízes das plantas.
  5. 5
    Encha a garrafa para iniciar o seu uso, controlando a intensidade da irrigação através do orifício e completando a água na garrafa sempre que necessário, de acordo com o fluxo de água e a necessidade de irrigação de cada espécie de planta.
  6. 6
    Um procedimento bastante utilizado para o gotejamento caseiro é acoplar no furo realizado na tampa da garrafa pet fios de irrigação de soro hospitalar, conectando a tampa diretamente ao solo e regulando a vazão da água.

date segunda-feira, 21 de outubro de 2013

0 comentários to “como fazer irrigação por gotejamento ”

Leave a Reply: